domingo, 15 de janeiro de 2012

Projeto:Brinquedos e brincadeiras

Tema da proposta: Brinquedos e brincadeira
Duração: 2 meses
Público a ser envolvido – 2º ano do ensino fundamental
Disciplinas envolvidas: Arte, educação física, Língua Portuguesa.

JUSTIFICATIVA

Recordar brinquedos e brincadeiras tradicionais (folclóricas), muitas vezes nos faz lembrar de tempos difíceis em que havia poucos e raros brinquedos.Isto pode ser levado em conta diante da variedade de brinquedos que dispomos hoje.

Reportamo-nos ao tempo em que era mais valorizado o processo de construção e reconstrução de brinquedos e das brincadeiras, onde o mais importante não era o produto final, aquele pronto e acabado. Sendo assim, concordamos que as brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos.

A brincadeira tradicional infantil, uma das representações folclóricas, baseadas na mentalidade popular, expressa-se, sobretudo pela oralidade, é considerada como parte da cultura popular.Neste sentido, a brincadeira tradicional é uma forma de preservar a produção cultural de um povo num certo período histórico.

E é esta representação cultural importante para a construção da identidade socil que será tratada neste projeto utilizando recursos tecnológicos para que os alunos possam interagir e vivenciar de maneira prazerosa esta vivência.


"Resgatar a história de jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e interagir.Configurando-se em presença viva de um passado no presente".

FANTIM (2000)

MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:
  • Televisão
  • Computadores
  • Máquina digital
  • Data show
  • Rádio
OBJETIVOS:
  •  Reconhecer nas brincadeiras e nos brinquedos, manifestações de características de nossa sociedade.
  •  Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais.
  •  Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
  • Aumentar o repertório de brincadeiras infantis
  • Participar de situações de socialização;
  • Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
  •   Registrar de diferentes formas o brincar.
CONTEÚDOS:
  • Cultura popular
  • Jogos e brincadeiras
METODOLOGIA:
ATIVIDADE DESENCADEADORA:
·       Assistir o filme: A loja mágica de brinquedos.
·       Discussão oral sobre o filme.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades desenvolvidas
Interpretando o filme:
·       Interpretação escrita do filme
·       Lista dos nomes dos personagens que aparecem na história
·       Nome do local, onde a história acontece.
·       O problema a ser resolvido na história.
·       Desfecho da história.
Brinquedos que aparecem no filme:
·       Listar os brinquedos que eles conhecem e aparecem no filme
·       Falar sobre os brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura do povo.É importante que a educadora comente que as brincadeiras não são iguais em todas as partes do mundo , embora várias delas tenham se espalhado através dos meios de comunicação.
Pesquisa:
A educadora irá propor uma pesquisa sobre as brincadeiras que os alunos conhecem. Eles farão uma entrevista com os pais, avós ou pessoas mais velhas sobre brincadeiras e brinquedos que eles usavam quando crianças.
Produção de texto:
            A educadora irá propor aos alunos que produzam um catálogo de brinquedos e brincadeiras.
Para isso serão organizados quatro grupos, cada um deve escolher uma brincadeira ou brinquedo para descrever, analisar e ilustrar.
Com ajuda da educadora os alunos farão uma pesquisa na sala de informática sobre o assunto que escolheram.
Sugestão de roteiro para a pesquisa:
Nome do brinquedo ou brincadeira.
Como se brinca
Regras
Ilustração
ARTE
Brinquedos e Brincadeiras com Ivan Cruz
Apreciando as obras de arte de Ivan Cruz.
·       Utilizando obras de Ivan Cruz a educadora vai fazer uma exposição virtual (usando o data show) das obras de Ivan Cruz.Depois os alunos de acordo com as instruções da professora vão fazer uma descrição sobre a obra que mais gostaram.

Sugestão de roteiro para apreciação das obras de arte:
O que essas imagens possuem em comum?
Quais são os elementos que fazem parte da pintura?
Quais são as cores utilizadas na pintura?
Com qual obra você mais se identificou?Por quê?
Interferência nas obras de Ivan Cruz.
·       Depois os alunos vão escolher uma das obras de arte para fazer interferência na obra com figuras recortadas de revistas.
Hora da exposição.
·       A educadora, com ajuda dos alunos vai fotografar as obras depois da interferência e organizará uma exposição virtual para toda a escola.

EDUCAÇÃO FÍSICA:
Vivenciando as brincadeiras:
Conversa inicial: Perguntar aos alunos quais são suas brincadeiras preferidas?Neste dia a educadora pode trazer  diferentes brinquedos como corda, bola, elástico, pião para que os alunos realizem brincadeiras que eles conhecem.
Brincadeiras de roda.
·       A educadora vai levar um  CD com cantigas de roda, junto com as crianças vão relembrar algumas brincadeiras de roda da época da vovó.
Confeccionando pipas.
·       Junto com a educadora as crianças vão confeccionar e depois brincar de pipas.
Pular corda:
·       A educadora vai ouvir a música : Pular corda da Eliana.
·       Depois junto com as crianças fará um circuito de brincadeiras com a corda.
Brincando de amarelinha.
·       Junto com a educadora os alunos vão construí e depois vão brincar de amarelinha.
AVALIAÇÃO:
• Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
• Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
• Exposição de fotos;
• Dia do brinquedo ou brincadeira com o responsável.
Referências:
http://www.projetoseducacionais.com/2007/09/brinquedos-e-brincadeiras_16.html

Nenhum comentário: