segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Projeto sobre Diversidade Cultural

Projeto: Diversidade Cultural

Tema: “Nosso povo”

Turma:Infantil I

Professora: Andréa Flávia de Brito Gonçalves.

Tempo de duração: 1º semestre

Eixos trabalhados: Artes Visuais, Música e Movimento.

 Justificativa:

O Projeto Diversidade Cultural , propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre a identidade cultural destes e as várias culturas existentes na região sudeste de nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando integrar os eixos os conhecimentos - Artes Visuais, Música e Movimento, para explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim abordar as diferentes etnias como a cultura europeia, os índios e os africanos existentes nesta região e sua influência no âmbito cultural como: obras de arte, danças, brincadeiras , músicas e artesanato se faz necessário, pois é preciso incentivar nossos discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

Objetivos Didáticos:

Dar oportunidade para que os alunos possam:

·       Conhecer as diversidades culturais da região sudeste ,bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

·       Experimentar vivências do campo das Artes Visuais, Música e Movimento que envolvam as diferentes étnicas (europeia- indígena- africana).

·       Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.


Objetivo Compartilhado:

Socializar os materiais confeccionados pelos alunos por meio de exposição para que todos os que participarem possa compreender a importância da diversidade cultural na construção de nossa sociedade em que vivemos.

Conteúdos:

Artes Visuais:

Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras ligadas a cultura portuguesa, indígena e africana com os quais entrem em contato.
Exploração e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar, pintar, colar, modelar e contruir, identificando seu uso nas produções.
Construção de produções plásticas e gráficas apresentadas,  bem como, as produzidas.
Apreciação das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos da linguagem artística.


Movimento:

Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando expressões encontradas nas diferentes etnias estudadas (cultura europeia, africana e indígena).

Vivência de situações cotidianas em que a criança explore gestos e ritmos corporais em suas brincadeiras, danças e situações de interação,
Manipulação de diferentes objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Valorização das conquistas corporais, pessoais e no coletivo.

 Música:

Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento e utilização expressiva , em contextos musicais dos povos estudados - europeu, indígena e africano.


Participação de jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical.
Exploração de sons.
Interpretação de músicas e canções diversas
Valorização os diferentes ritmos musicais.
Reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano.


Etapas prováveis e Orientação didática:

As três culturas estudadas serão exploradas da seguinte maneira: Atividade desencadeadora: Apresentação do tema a ser trabalhado

OD-Cada etnia trabalhada será abordada pela educadora de uma maneira especial, visando despertar o interesse dos alunos.

Levantamento de conhecimentos prévios.

OD-Neste momento a educadora irá em roda de conversa , fazer o levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo relações com os novos conteúdos.

Interação do grupo

OD- Interação dos grupos através de jogos, brincadeira e observação do corpo como um todo e atividades artísticas no coletivo.

Rodas de Conversa formais e informais

OD- Nestes momentos os alunos serão levados a refletir sobre as etnias estudadas e sua relação com a região que moramos (região sudeste)

Rodas de Apreciação

OD- A educadora utilizará este momento para apresentar  e apreciar obras de artistas que retratam a população étnica estudada.

Leitura de materiais variados como, obras de arte, músicas, livros infantis, jornais, revistas, gibis, sobre as culturas européia, indígena e africana.

OD- A educadora vai fazer uso de diferentes portadores textuais, para que os alunos possam dar significado a aprendizagem dos eixos trabalhados.

O fazer artístico

OD- Os alunos irão vivenciar situações em que serão orientados na produção de  trabalhos de artísticos, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

Expressão corporal (corpo e movimento).

OD- Através de jogos, brincadeiras, danças, jogos musicais serão explorados junto aos educando a expressão corporal de diferentes povos.

Apreciação musical

OD- Neste momento os alunos vão escutar e interagir com obras musicais de diferentes gêneros, estilos, épocas voltados a cultura a produção musical do povo brasileiro.

Avaliação processual:

A educadora observará se o projeto está atingindo plenamente os objetivos propostos. Para isso, fará auto avaliação de sua prática pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores do faz-de-conta para o mundo real.

Para que se possa avaliar efetivamente se uma criança ou grupo desenvolve-se saudavelmente deve-se pensar em um ambiente que remete a desafios em situações de interatividade podendo ser feita de forma sistemática por todos os envolvidos no processo como afirma ZAMBELLI

Produto Final:                                    

Exposição dos trabalho dos alunos para pais e comunidade escolar.

Bibliografia:

http://espaocriandoerecriandoeducacao.blogspot.com/2010/10/projeto-diversidade-cultural-na.html

http://aprendercomprojetos.wordpress.com/2010/12/05/projeto-de

aprendizagem-diversidade-cultural/

Avaliação do projeto:

Durante todo o projeto serão avaliados o desempenho dos alunos e o interesse dos mesmos pelo tema abordado assim como as atividades propostas, visando melhorar a abordagem didática, metodologica e recursos didáticos utilizados pela educadora.








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