Pesquisar este blog

Faça parte do nosso grupo!!!

22.2.12

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

LEIA MAIS

3.2.12

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO - SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES - INFANTIL - I

https://www.freepik.es/vector-gratis/maestro-de-jardin-de-infancia-caminando-con-los-ninos-al-aire-libre_1311175.htm#term=professor&page=3&position=34

Sequências de Atividades
Turma: Infantil I
Tema: Período de Adaptação
Eixos de trabalho: Artes. Música e Movimento


JUSTIFICATIVA

A escola é uma das instituições mais importantes na sociedade, sendo responsável pela formação integral dos educandos.Na vida de nossas crianças está presente em seu cotidiano, por isso é importante proporcionar momentos prazerosos para que estas possam  se sentir à vontade e integradas com este ambiente.
Por este motivo , o período de adaptação, tem que ser um momento que visa transmitir   aos discentes  momentos prazerosos , para que eles possam se sentir seguros e felizes na unidade escolar.

OBJETIVOS
  • Proporcionar através de atividade lúdicas , momentos de integração e socialização.
  • Refletir sobre o uso adequado do ambiente escolar conhecendo a rotina.
  • Desenvolver atividades que permitam que as crianças se conheçam e interajam entre si com os professores.
  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para as crianças
CONTEÚDOS

ESTRATÉGIAS

HORA DA VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=MmIdhyncdT4


CONVERSANDO SOBRE O VÍDEO

Em roda de conversa instigue os alunos a discutir sobre as atitudes de Fabinho.

ELABORANDO OS COMBINADOS DA SALA

Enfatize como é importante ter uma boa convivência na escola. Requisite , então que os alunos te auxilie a elaborar os combinados da sala . Escreva em um papel kraft e deixa em um local visível para que todos possam ter acesso.


PASSEIO PELA ESCOLA

Prepare plaquinhas com os nomes dos ambientes da escola. Organize a turminha e leve-os para conhecer a instituição. Vá mostrando as plaquinhas para ir ilustrando o passeio.


ILUSTRANDO O PERCURSO


Ofereça papel , lápis de cor, canetinhas e peça que os alunos ilustrem o passeio. Depois em roda, compartilhe as produções realizadas.

BRINCANDO COM MASSINHA

Para  esta atividade, forre as mesinhas da sala com toalhas plásticas, organize os alunos em pequenos . Deixe a disposição massinhas coloridas, palitos e forminhas para que as crianças possam diverti-se umas com as outras.

BRINCADEIRA COM RODA

Escolha algumas brincadeiras de roda. O ideal é levar os alunos para um lugar aberto onde possam experimentar essas brincadeiras. Incentive - os a interagir uns com os outros. 


Algumas sugestões de brincadeiras de roda


Ciranda , cirandinha
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou,
Por isso dona (nome da criança)
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.”

A canoa virou
“A canoa virou.
Por deixá-la virar,
foi por causa do (nome da criança)
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar,
tirava o (nome da criança)
do fundo do mar.”
LEIA MAIS